EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2756
Tipo: Artigo
Título: VARIABILIDADE E PERSISTÊNCIA DAS PROPRIEDADES FÍSICAS EM LATOSSOLO VERMELHO SOB SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): ANGHINONI, Guilherme
FERREIRA, Camila Jorge Barnabé
WATANABE, Rafaela
BETIOLLI JUNIOR, Edner
TORMENA, Cássio Antonio
Abstract: O objetivo desse trabalho foi determinar, em diferentes posições e amostragens as propriedades físicas: densidade do solo, porosidade do solo e macroporosidade de um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado por mais de 30 anos em SPD. As propriedades físicas do solo: densidade do solo (Ds), porosidade total (PT) e macroporosidade (MA) foram determinadas. O solo deste estudo foi identificado como Latossolo Vermelho distroférrico, classe textural muito argilosa, e que é cultivado por mais de 30 anos em SPD. Quarenta amostras de solo com estrutura indeformada foram coletadas após a colheita da cultura do milho espaçada em 0,90 m, em três posições: linha (P1); entrelinha (P2); e, posição intermediária entre P1 e P2 (P3) da cultura do milho, na camada de 0,0-0,1 m; e duas amostragens foram feitas: em setembro de 2010 e 2012, chamadas de amostragem 1 e 2, respectivamente, totalizando 120 amostras por amostragem. Sendo que na amostragem 2 foi cultivado braquiária na entrelinha da cultura do milho. A Ds, PT e MA apresentaram os menores valores na posição P1 para ambas as amostragens justificada pela atuação da haste sulcadora. Na amostragem 2, P2 superou P3 em Ds, PT e MA devido a presença de entrelinha com braquiária (P2) que contribuiu para a melhoria do ambiente físico do solo na entrelinha resultado do vigoroso sistema radicular e elevada produção de fitomassa da braquiária.
Palavras-chave: Densidade do solo
Porosidade total
Macroporosidade
Braquiária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2756
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helio_Henrique_Soares_Franco_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)292.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.