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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2742
Tipo: | Artigo |
Título: | A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E A EDUCAÇÃO: PODE O TRABALHO INFANTIL INTERFERIR NA APRENDIZAGEM? |
Autor(es): | CHIARATO, Ana Claudia BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo identificar na relação entre trabalho infantil e educação, problemas ocasionados pelas várias formas de exploração de crianças que trabalham durante seu processo de aprendizagem. Nesta proposta de pesquisa, através da averiguação de estudos históricos e sociológicos encontrados em documentos oficiais, sites especializados, livros, artigos e vídeos relacionados ao tema, pretende esclarecer as formas de trabalho infantil existentes na atualidade, assim como também existe a aspiração de relacionar os impactos do ofício na educação de uma criança. Em face desta discussão, interroga-se: Pode o trabalho infantil interferir no desenvolvimento cognitivo de uma criança? O trabalho infantil afeta no desenvolvimento dela? Ao analisar dados como os da Convenção n. 138 sobre Idade Mínima de Admissão ao Emprego (OIT, 2001) definindo que a idade mínima para o trabalho seria de 15 anos e 18 anos para trabalhos perigosos, observamos que, apesar da tentativa de regulamentação, o exercício do trabalho infantil ainda perdura. Atualmente, a idade mínima para o trabalho não deverá ser inferior à idade correspondente a escolaridade, e, em nenhum caso, poderá ser inferior a 14 anos. Contudo, é evidente que falta muito para o controle e erradicação dessa prática. Como a exploração está em vigor, também está presente a dificuldade das crianças em se desenvolver cognitivamente, o que justifica este estudo. Na educação, o Brasil apresenta um aumento na taxa de matriculas e uma redução, segundo o Plano Nacional por Amostra a Domicílio, de 2012, no trabalho infantil em todas as faixas etárias. Além disto, apesar de os estudos que analisam as consequências do trabalho na educação ser poucos, é possível perceber que o trabalho precoce tem implicações diretas sobre o aprendizado, como a dificuldade na aquisição de habilidades e compreensão de conteúdos que podem levar a reprovação, o desinteresse na escola e a evasão. Desta forma, cabe a esta pesquisa averiguar, por meio de estudos analíticos segundo o materialismo histórico, quais são as interferências que o trabalho ocasiona na formação educacional da criança, e se há beneficio na associação entre trabalho e a escolarização. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Educação Trabalho infantil. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2742 |
Data do documento: | 4-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ana_claudia_chiarato.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015) | 285.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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