EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2734
Tipo: Artigo
Título: DO ESTADO DE FAMÍLIA E DO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO REALIZADO POR HOLDINGS FAMILIARES: UMA EMBLEMÁTICA DA PROTEÇÃO LEGAL E DE SUAS VIOLAÇÕES.
Autor(es): SIMÕES, Me. Fernanda Moreira Benvenuto Mesquita
AMORIM, Aline Juliana Barbosa
PATUSSI, Amanda Keren Louback
CAMPAGNUCCI, Verônica Prado Campagnucci
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo a análise das consequências na formação de institutos empresariais que administram o patrimônio familiar, mais conhecidos como holdings familiares. Perquire - se no presente trabalho, em especial, os aspectos negativos de sua criação e suas violações, principalmente em sua finalidade como meio fraudulento do direito sucessório e da partilha de bens, na pessoa do/a cônjuge e ou dos filhos, burlando - se o Estado de Família e seus aspectos legais. A metodologia utilizada para desenvolver esta pesquisa será a revisão bibliográfica e documental, por meio da análise de obras literárias, artigos científicos e leis que abrangem o tema estudado neste projeto. Espera - se, através desta pesquisa, trazer à luz, a necessidade de buscar meios de coibição dessas práticas ilícitas, revestido por um instituto que é legal, portanto, ensejando uma relação conflitante. Ademais, visa contribuir para o esclarecimento jurídico a respeito dessas empresas, cuja finalidade é de proteger o patrimônio da família, e ainda que a intenção das holdings seja essencialmente de garantir com maior efetividade os direitos dos membros que constituem o núcleo familiar. Analisa- se por fim a proteção legal do instituto familiar, bem como pelo poder estatal, ao longo de gerações dentro do ordenamento jurídico pátrio.
Palavras-chave: Família
Planejamento sucessório
Holding
Garantias constitucionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2734
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_juliana_barbosa_amorim_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)380.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.