EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2723
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA CONTRAÇÃO LINEAR DE SECAGEM DE PRODUTOS CERÂMICOS PRENSADOS CONTENDO ARGILA E CINZA ORIUNDA DA LAVAGEM DE LÃ DE OVINOS
Autor(es): CORAL, Nicoly Oliveira
CÁCERES, Gabriela Rossatto
NUNES, Francine Machado
OLIVEIRA, Luan Teixeira de
FERREIRA, Cristiano Corrêa
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a incorporação de um resíduo da indústria têxtil em argila in natura. A incorporação da cinza de lã tem como objetivo encontrar apropriado destino do resíduo para que este possa inimizar os impactos ambientais. Em virtude disso, o objetivo deste trabalho também é analisar a umidade de conformação e contração linear na secagem dos produtos cerâmicos contendo argila in natura e formulações de argila, incorporadas com cinza proveniente da lavagem da lã de ovinos em percentuais de 0, 5, 10, 20 e 30% . Feitas as formulações, estas foram homogeneizadas e conformadas por prensagem , resultando em um total de 100 corpos de prova , sendo, 25 para cada formulação. Os corpos de prova conformados por prensagem foram secos a temperatura ambiente e em estufa a 10ºC, com monitoramento de pesagem e variação dimensional durante as etapas. Os resultados demonstraram que, a medida que a cinza de lã é incorporada na argila, maior é a taxa de umidade de conformação e menor a taxa de contração linear de secagem dos corpos de prova prensados. Assim, conclui - se que a incorporação de cinza de lã em produtos cerâmicos tradicional é viável tendo em vista a diminuição dos impactos ambientais e o crescimento do setor na área de construção civil para a Região da Campanha.
Palavras-chave: Argila
Resíduo
Prensagem
Contração de secagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2723
Data do documento: 4-Out-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nicoly_oliveira_coral_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)303.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.