EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2722
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NA PRODUÇÃO DE PAVIMENTO DE CONCRETO PERMEÁVEL
Autor(es): MACHADO, Natália Karine Martielo
FRANCO, Janaína de M
Abstract: O excesso de água no pavimento pode se tornar um problema, pois amolece as camadas do pavimento, diminui a capacidade de resistir aos esforços gerados pelo tráfego pesado e prejudica a vida útil do pavimento. O pavimento de concreto permeável é uma solução adequada para esse problema, pois contribui para a redução da velocidade do escoamento superficial e para os problemas de inundações. Este projeto tem como objetivo principal avaliar a capacidade de infiltração da água na produção de pavimento de concreto permeável. Será realizado pesquisas bibliográficas sobre pavimento de concreto permeável, quais materiais serão usados para criar a composição do corpo - de - prova, qual será o traço (indicação de proporções dos seus componentes) do corpo - de - prova. Para a confecção do corpo - de - prova e avaliação da capacidade de infiltração da água no pavimento de concreto permeável, será feito os ensaios de permeabilidade e o de escoamento, seguidos de uma análise dos resultados obtidos nos dois ensaios, segundo a normativas ABNT NBR 16416:2015 e ASTM C1701/ C1701M - 09. Com a realização deste projeto, pretende - se comprovar que a utilização de pavimento de concreto permeável como alternativa para a adequada redução da velocidade do escoamento superficial da água e devido aos problemas de inundações, pois esse tipo de pavimento garante que praticamente que boa parte da água seja infiltrada através de sua estrutura, podendo ser infiltrada no solo ou ser armazenada em sistemas auxiliares de drenagem até escoar.
Palavras-chave: Drenagem,
Concreto permeável
Aditivo
Permeabilidade
Escoamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2722
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
natalia_karine_martielo_machado_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)274.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.