EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2716
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DE DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DO SOLO E PRODUTIVIDADE DA SOJA SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO
Autor(es): BETIOLLI JUNIOR, Edner
ANGHINONI, Guilherme
WATANABE, Rafaela
FERREIRA, Camila Jorge Barnabé
MOREIRA, Wagner Henrique
TORMENA, Cássio Antonio
Abstract: A compactação do solo é apontada como um dos principais entraves à expansão e manutenção de áreas agrícolas conduzidas sob sistema plantio direto. O objetivo deste trabalho foi determinar a influência de diferentes níveis de compactação do solo sobre a produtividade da cultura da soja e sobre a estrutura do solo, acessada pela avaliação visual segundo o método VESS. A compactação do solo foi induzida com o trafego de um trator aproximadamente 4510 kg, dois dias após uma chuva de 65 mm. Os tratamentos foram: testemunha sem compactação adicional (T1), 3 passadas do trator (T2), 6 passadas do trator (T3) e 9 passadas do trator (T4). Foram avaliadas a qualidade estrutural da linha e entrelinha de plantio pelo método de avaliação visual (VESS) e a produtividade de soja nos diferentes tratamentos. Verificou-se a redução da qualidade estrutural nas linhas e entrelinhas dos tratamentos submetidos a compactação adicional em relação a testemunha (p<0,05). A produtividade de soja dos tratamentos T3 e T4 foi reduzida em aproximadamente 460 kg ha-1 (p<0,05) em relação a T1. A redução da qualidade estrutural ocasionada por seis e nove passadas refletiu na redução da produtividade da soja.
Palavras-chave: Avaliação visual da estrutura do solo
Compactação
Qualidade física
VESS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2716
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Anghinoni_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)216.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.