EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2709
Tipo: Artigo
Título: ADAPTAÇÕES NAS METODOLOGIAS PROJETUAIS DAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE MARINGÁ ORIUNDAS DA IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA NORMA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS – NBR15575/2013
Autor(es): SARVEZUK, Laiana Chopek
SILVA, Judson Ricardo Ribeiro da
Abstract: Com o objetivo de garantir o desempenho mínimo das edificações habitacionais brasileiras durante todas as etapas da construção civil, foi publicada em 19 de fevereiro de 2013 a nova versão da Norma de Desempenho de Edificações, ABNT NBR 15575/2013. Passaram a ser exigíveis a partir de 19 de julho do mesmo ano os seis itens que compõem a normativa, que estabelecem as responsabilidades de cada um dos envolvidos em projeto, construção e manutenção de uma edificação. O estudo em questão visou identificar as possíveis mudanças ocorridas nas metodologias de projeto das empresas do setor da cidade de Maringá a partir da implantação da normativa em questão, bem como as dificuldades encontradas pelos profissionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como técnica inicial a pesquisa bibliográfica e secundariamente a pesquisa de campo. A coleta de dados teve como instrumentos a entrevista estruturada e a observação participante, realizadas com profissionais responsáveis por vinte empresas do ramo da construção civil em Maringá. Através da tabela dinâmica foram tratadas as respostas obtidas, e a análise das mesmas possibilitou a identificação dos impactos oriundos da implementação da NBR 15575/2013, além de subsidiar as discussões e sugestões que possam minimizar as dificuldades encontradas, esperando assim auxiliar na aceleração do processo de adaptação às novas exigências.
Palavras-chave: Construção civil
Desempenho
Metodologia de projeto
NBR 15575/2013
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2709
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laiana_chopek_sarvezuk_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)397.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.