EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2698
Tipo: Artigo
Título: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO PRECURSOR DA ALUMINA PARA SÍNTESE DE FISCHER - TROPSCH
Autor(es): WESTPHALEN, Gisele de Freitas
BERNARDES, Letícia Heide
MUNIZ, Ana Rosa Costa
LUCCHESE, Márcia Maria
Abstract: O termo alumina é utilizado para designar diferentes formas de transição do óxido de alumínio. O óxido de alumínio com estrutura termodinamicamente mais estável é comumente referido como α-Al2O3 . Na catálise, a alumina é usada como suporte de catalisador devido ao fato de possuir características como elevada porosidade e grande área superficial favorecendo a seletividade e a reatividade das reações heterogêneas. Assim, neste trabalho, realizou - se a síntese do suporte de alumina, pelo método de precipitação, utilizando nitrato de alumínio nonahidratado (Al(NO3)3.9H2O) como material precursor da alumina e, hidróxido de amônio (NH4OH) como agente precipitante.O hidróxido de alumínio formado foi caracterizado por análise de espectroscopia Raman, para reconhecimento de sua estrutura química. Os resultados mostraram que o precursor formado na síntese do suporte era um trihidróxido de alumínio, chamado de baierita, apresentando as maiores intensidades Raman em 546, 323 e 296 cm - 1 . Análise termogravimétrica confirmou a produção de baierita, devido à perda de massa encontrada, no intervalo de temperatura entre 140 e 420 °C, ser de 35,1 %, muito próxima do valor teórico de 34,6 %, referente à perda de massa resultante da reação de desidratação da baierita para alumina.
Palavras-chave: Alumina
Precipitação
Suporte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2698
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gisele_de_Freitas_Westphalen.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)860.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.