EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2694
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO REMOTO (SEM FIO) DE O 2 DISSOLVIDO EM ÁGUA
Autor(es): BELTRAN, Gabriel Bergamasco
RIBEIRO, Rosa Maria
BERGAMASCO, Rosângela
SOUZA, Lucas Ferreira de
FERMINO, Lilian
VERRI, Reginaldo
Abstract: A maior parte da superfície terrestre é recoberta por água (cerca de 97%). Porém grande parte deste total é água salgada, inadequada para consumo humano e para a agricultura. E a reduzida parcela doce está altamente poluída em muitas regiões. Uma forma de controle de poluição das águas é quantificar a concentração do oxigênio dissolvido (O2 ), um dos parâmetros mais importantes na dinâmica e caracterização dos ecossistemas aquáticos. O que pode ser feito por meio de sensores ambientais, dispositivos que possuem a propriedade de converter em sinal elétrico as propriedades das transformações físicas do meio ambiente. Assim , este trabalho objetiva desenvolver uma plataforma que por meio de uma rede sensor sem fio, que seja capaz de facilitar o acompanhamento do nível de oxigênio dissolvido (O2 ) na água, para uso na piscicultura. Os dados armazenados em memória permitem uma análise mais detalhada da sanidade dos peixes. A plataforma será aberta, de baixo valor de construção, permitindo que novos trabalhos sejam desenvolvidos e não somente o nível de O2 dissolvido, mas também outros indicadores importantes na piscicultura, além da possibilidade de disponibilizar os dados para que estes se tornem acessíveis pela internet por meio de cloud-computer.
Palavras-chave: Depuração águas
Oxigênio dissolvido
Sensores ambientais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2694
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel_Bergamasco_Beltran.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)347.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.