EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2692
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA VAGEM DE MORINGA OLEÍFERA PARA A REMOÇÃO DE CHUMBO DE ÁGUAS CONTAMINADAS
Autor(es): TAVARES, Fernanda de Oliveira
PINTO, Laura Adriane de Moraes
SILVA, Marcela Fernandes
VIEIRA, Marcelo Fernandes
BERGAMASCO, Rosangela
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
Abstract: A qualidade e a acessibilidade à água potável são de extrema importância, uma vez que ela é um dos elementos básicos para a sobrevivência humana e para o desenvolvimento das atividades econômicas, fazendo com que a busca por novas alternativas e técnicas de recuperação de águas venham se tornando comum nos dias atuais. Compostos naturais, a muitos anos, vêm sendo estudados na purificação de água em substituição aos sais de alumínio, dentre estes destacam - se uma planta nativa do nordeste indiano conhecida como Moringa oleífera . Deste modo, este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da massa de biossorvente na remoção de chumbo da água, utilizando a vagem de Moringa oleífera . Como resultado, o adsorvente mostrou grande potencial para a remoção de chumbo, uma vez que para todas as massas testadas o percentual de remoção foi superior a 95%.
Palavras-chave: Chumbo
Biossorvente
Massa de moringa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2692
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_de_oliveira_tavares_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)283.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.