EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2689
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
Autor(es): PRIMO, Dione André
SANTO, Gessica Dall
BIDO, Graciene de Souza
SOUTO, Eliezer Rodrigues de
CARMELOSSI, Patricia Rosin
Abstract: Os bambus (Bambusa spp.) destacam-se como um recurso vegetal de grande relevância para as atividades humanas, são reconhecidos pela contribuição social, econômica, ambiental, científica e cultural, constituindo-se em fonte de renda, emprego e sustento de populações humanas. Devido às dificuldades e a demora em se obter novas plantas através dos métodos convencionais de propagação vegetativa, surgiu a necessidade de se utilizar as técnicas de clonagem para acelerar a propagação de espécies de bambu, utilizandose assim, a técnica da micropropagação in vitro. Assim a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um protocolo de micropropagação in vitro, para as espécies de bambu que melhor se adaptaram as condições edafoclimática da região de Maringá-PR. Para isso, será utilizado o protocolo de micropropagação in vitro para o bambu, proposto por Oliveira et al. (2009-2012), sendo realizados experimentos utilizando diferentes concentrações dos reguladores de crescimento, BAP (Benzilaminopurina) destinados à indução de brotações dos explantes, e ao AIB (ácido indolbutípirico) para o enraizamento dos mudas. Posteriormente as mudas serão aclimatadas e avaliado a capacidade de adaptação das plantas pelo percentual de plantas sobreviventes. Dessa forma, pretende-se desenvolver um protocolo que produza uma grande quantidade de mudas de bambu partindo de apenas uma planta matriz e assim obter uma produção de mudas em larga escala.
Palavras-chave: Cultura de tecidos
Produção de mudas
Multiplicação
Enraizamento
Aclimatação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2689
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dione_andre_primo_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)209.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.