EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2687
Tipo: Artigo
Título: ECONOMIA CÍCLICA NO SETOR SUCROENERGÉTICO PARANAENSE
Autor(es): JANUÁRIO, Dione Primo
SILVA, Kelly Caroline da
RAMARI, Thais de Oliveira Iácono
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: O Brasil configura-se como o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, e o estado do Paraná é o maior produtor desta cultura na região sul do Brasil tanto em área cultivada como em produtividade. Nesse contexto, objetivou-se com este trabalho elucidar por meio de uma revisão bibliográfica a conjuntura atual do setor sucroalcooleiro no estado do Paraná, estimar a quantidade dos principais resíduos deste setor (bagaço de cana, torta de filtro e vinhaça) gerados na produção de açúcar e etanol, e relacionar a produção da bioenergia com os conceitos de economia cíclica. Existem atualmente, no estado do Paraná, 30 indústrias do setor bioenergético (usinas e destilarias). Estas são responsáveis por mais de 60 mil empregos diretos e um cultivo de 655 mil hectares, dos quais, 580 mil hectares foram cultivados exclusivamente com cana-de-açúcar destinada à produção do açúcar e do etanol. A estimativa da quantidade produzida de bagaço de cana, para a safra 2015/2016 é de 11,35 mil toneladas, para a torta de filtro é de 1,7 mil toneladas e para a vinhaça é de 20,1bilhões de litros. Um novo conceito de economia vem sendo discutido há pouco tempo no Brasil, a Economia Cíclica (EC), que busca reincorporar os materiais gerados nos processos de produção aos ciclos produtivos ou biológicos, visando à sua restauração e renovação. Ao inserirmos o setor sucroenergético aos conceitos da EC, pode ser observado que tanto etanol como o açúcar se enquadram como nutrientes tecnológicos e os subprodutos, de um modo geral, devem ser distinguidos como recursos secundários. Assim, concluiu-se que, estes tipos de estudos e ações permitem a expansão econômica das empresas deste setor, porém com um novo viés, o da produção sustentável e da propagação da energia renovável tão necessária atualmente.
Palavras-chave: Cana-de-açúcar
Ciclos produtivos
Recursos secundários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2687
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dione_andre_primo_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)387.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.