EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2677
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DO CAPIM MONBAÇA SOB A APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE ABATEDOURO DE AVES
Autor(es): LOZANO, Cláudia Salim
TONELLO, Tamiris Uana
TONELLO, Anna Paola
BORTOLETTO, Edmilson Cesar
ARAÚJO, Marcelo Alessandro
HACHMANN, Tiago Luan
Abstract: Diante toda a expansão do setor avícola, uma maior atenção deve ser dada a quantidade de resíduo gerado durante o processamento do produto, resíduos agroindustriais quando devidamente tratados podem ser utilizados na agricultura por meio da fertirrigação, permitindo o aproveitamento dos nutrientes por parte da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade do uso da água residuária de abatedouro de aves como fertilizante em colunas de solo cultivado capim mombaça. A água residuária foi coletada após tratamento em lagoas de estabilização. Doses de 0 (testemunha), 150, 300, 600 e 900 m3 ha-1 foram aplicadas no capim ao longo do período de 45 dias . Foram utilizadas colunas de solo de 0,10 m de diâmetro e 0,60 m de altura. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e posteriormente procedeu-se a análise de regressão Sendo verificadas diferenças significativas na matéria seca da parte aérea e matéria seca da raiz em função da aplicação da água residuária de abatedouro de aves, as plantas que receberam as maiores dosagem apresentaram maior desenvolvimento.
Palavras-chave: Gramínea
Reciclagem de nutriente
Reuso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2677
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudia_salim_lozano_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)390.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.