EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2675
Tipo: Artigo
Título: CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
Autor(es): LOZANO, Cláudia Salim
TONELLO, Tamiris Uana
TONELLO, Anna Paola
BORTOLETTO, Edmilson Cesar
ARAÚJO, Marcelo Alessandro
LORENZONI, Marcelo Zolin
Abstract: O uso de efluentes agroindustriais na agricultura vem sendo considerado uma prática importante para minimizar os impactos negativos aos corpos d’ água receptores. Além de se constituir de uma fonte de água para as culturas, os efluentes também possuem nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas. Apesar desses benefícios, alguns constituintes como o sódio (Na) pode trazer restrições de uso, pois o aumento do teor de Na nos solos pode causar toxidez para algumas culturas e modificar propriedades do solo. Objetivou-se neste trabalho avaliar as concentrações de Na no percolado em colunas de solo cultivado capim mombaça após a aplicação de diferentes doses de água residuária de abatedouro de aves (ARAA). Conduziu-se o experimento em ambiente protegido no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Maringá, campus do Arenito. A área dispunha de 20 colunas de solo, constituídas de tubo de PVC de 0,10 m de diâmetro e 0,60 m de altura cada, preenchidas com solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico. Após 22 dias de semeadura do capim foram aplicadas doses de ARAA (0, 150, 300, 600, 900 m3 ha-1 ) em intervalos de 3 dias. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e posteriormente procedeu-se a análise de regressão. Avaliou-se a concentração de sódio do percolado, no qual foi possível verificar valores bem inferiores quando comparado a concentração de Na da ARAA, sendo necessário ter cautela ao proceder à irrigação com a ARAA contínua para evitar o acumulo de sódio no solo.
Palavras-chave: Água residuária
Contaminação
Lísimetro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2675
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudia_salim_lozano_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)363.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.