EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2669
Tipo: Artigo
Título: PRODUTIVIDADE DA ÁGUA PARA O CULTIVO DO PEPINO JAPONÊS EM AMBIENTE PROTEGIDO
Autor(es): SERON, Cássio de Castro
LORENZONI, Marcelo Zolin
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
REZENDE, Roberto
MALLER, André
SANTOS, Fernando André Silva
Abstract: O pepino japonês (Cucumis sativus L) tem grande importância econômica e social dentro do agronegócio de hortaliças no Brasil. É muito apreciado e consumido em todas as regiões brasileiras, sendo uma cultura que apresenta-se entre as dez hortaliças de maior importância econômica, os frutos são consumidos na forma in natura ou servidos com vinagrete. O cultivo em ambiente protegido vem sendo muito difundido devido ao aumento da produtividade e qualidade dos frutos. Para assegurar essas vantagens é preciso adequar os manejos ao ambiente protegido, por ser um sistema recente, com alto custo de implantação e pouco estudado principalmente quanto à suplementação hídrica. Este trabalho teve como objetivo estudar a eficiência de utilização da água com diferentes níveis de reposições de lâminas de irrigação, para obtenção da maior produção com a menor lâmina. O experimento foi realizado no ambiente protegido está instalado no sentido Norte-Sul no Centro de Tecnologia em Irrigação da Universidade Estadual de Maringá no período de 05/11/2014 a 05/02/2015, no município de Maringá – PR, o delineamento utilizado foi DIC com 4 lâminas de reposição (317,47, 379,52 e 441,57 mm), 6 plantas (avaliando as 4 centrais) por parcela (canteiro) com quatro repetições. A melhor produtividade da água encontrada foi a lâmina correspondente a de 317,47 mm (100% da ETC), sendo que a melhor eficiência de utilização da água para o presente trabalho foi de 104,64 kg ha-1 mm-1..
Palavras-chave: Cucumis sativus
Eficiência de utilização da água e produção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2669
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cassio_de_castro_seron_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)396.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.