EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2665
Tipo: Artigo
Título: RESÍDUO DE FERTILIZANTES FOSFATADOS SOLÚVEIS AVALIADOS POR CULTIVO SUCESSIVO COM PLANTAS DE MILHO
Autor(es): CONEGLIAN, Carolina Fedrigo
MUNIZ, Antônio Saraiva
Abstract: A adição de fertilizantes no solo tem-se uma forte interação fósforo – solo, caracterizada por reações de precipitação e adsorção, que resultam em produtos com diferentes graus de solubilidade no solo. O presente experimento teve como objetivo avaliar o resíduo de fósforo do superfosfato triplo (ST), do fosfato monoamônio (MAP) e superfosfato triplo associado á uréia (ST + N), fornecendo N equivalente ao fornecido pelo MAP, no crescimento de plantas de milho, em função do modo de aplicação e do tempo de contato do adubo antes da semeadura, em experimentos conduzidos em casa de vegetação, em solo argiloso, que recebeu 300 mg.kg-1 de P. Os menores acúmulos de matéria seca e fósforo foram observados nos tratamento que não receberam fertilizantes fosfatados. O resíduo de fósforo efluído, volume total e sulco + efluído proporcionaram maiores produções de massa seca e acúmulo de fósforo na parte aérea de plantas de milho.
Palavras-chave: Fertilizantes fosfatados
Resíduo de fósforo
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2665
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolina_fedrigo_coneglian.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)389.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.