EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2661
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE Citrus spp. QUANTO A RESISTÊNCIA DE INFECÇÃO DE Xanthomonas citri subsp. citri
Autor(es): CAZETTA, Andressa
FRANCO, Juliana Glória
NOCCHI, Paula Thaís Requena
NUNES, Willian Mário de Carvalho
Abstract: : Por sofrer severos prejuízos quando atacado por doenças e pragas, o setor citrícola brasileiro é responsável por grandes pesquisas que visam à busca de melhoramento de sua resistência e produtividade. Uma das doenças mais severas é o Cancro Cítrico Asiático, transmitida pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, causando danos irreversíveis a planta, estes podem ser visualizados em toda sua parte aérea, tendo como porta de entrada estômatos, hidatódios, lenticelas ou ferimentos trazendo lesões salientes circundadas por um halo amarelo. Em contato com os frutos apresenta lesões semelhantes e os sintomas se agravam com a queda antes da maturação. Não há um controle eficaz para o seu fim, o que se aconselha é o uso de variedades resistentes tornando-se uma opção viável ao produtor e sustentável ao ambiente. Neste trabalho buscou-se avaliar a severidade de cancrose em folhas destacadas de duas variedades com diferentes níveis de resistência, inoculadas a partir de perfurações com agulha em folhas coletadas e desinfetadas, as avaliações foram medidas a partir de um micrômetro e os resultados submetidos ao Teste de Scott-Knott onde observou-se que a severidade da doença foi maior na variedade menos resistente. Para a melhor avaliação do desenvolvimento da doença e da anatomia dos estômatos as amostras foram encaminhadas à Microscopia Eletrônica de Varredura.
Palavras-chave: Inoculação
Resistência
Xanthomonas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2661
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andressa_cazetta.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)323.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.