EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2658
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO ENTRE ÁREA DE ACUMULO SUPERFICIAL DE ÁGUA E DISTRIBUIÇÃO DE UMIDADE NO PERFIL COM DIFERENTES VAZÕES DE IRRIGAÇÃO
Autor(es): SERON, Cassio Castro
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
LORENZONI, Marcelo Zolin
MALLER, André
REZENDE, Roberto
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
Abstract: A formação do bulbo molhado é um dos fenômenos de capital importância para o dimensionamento do sistema de irrigação. É sabido que as dimensões do bulbo são resultado da interação entre as características do solo e da aplicação de água. A utilização de gotejadores com menores vazões possibilitam a utilização de bombas menos potentes mas que resulta na necessidade de maiores subunidades de irrigação. Por estes motivos, este trabalho teve por objetivo verificar as características do bulbo molhado formado por meio da aplicação de água na vazão 4 e 8 L h-1 . A área de acúmulo superficial de água (AASA) logo após a aplicação foi medida por meio da digitalização de fotografias e sondas de TDR em forma de malha com a finalidade de medir a umidade para definir o mapa de distribuição de água no perfil do solo. Observou-se que há relação entre a AASA e dimensão lateral do bulbo, mas que tais efeitos são temporários e não devem ser considerados para fins de dimensionamento do sistema.
Palavras-chave: Domínio da reflectometria no tempo
Microirrigação
Gotejamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2658
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_maller_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)385.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.