EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2647
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARINGÁ-PARANÁ
Autor(es): HENDGES, Rafael de Castro
COSTA, Cássia Kely Favoretto
ZANINI, Natalie Vieira
Abstract: No período atual, a gestão do conhecimento vem se tornando um instrumento estratégico nas tomadas de decisões das organizações de saúde, devido à globalização da economia e dos avanços das tecnologias de informação e comunicação aplicadas a essa área. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil das práticas de Gestão do Conhecimento (GC) abordadas pelos profissionais de saúde que atuam como gestores na Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, Paraná. Foi aplicado um questionário adaptado com uma população de 30 profissionais. Na análise foi usada a estatística descritiva por meio da distribuição de frequência simples e relativa. De acordo com os resultados, observou-se que a prática comunidades de prática ou comunidades do conhecimento exerce um papel decisivo na tomada de decisões e pelo seu uso, a secretaria tem alcançado resultados satisfatórios. A educação corporativa e a universidade corporativa funcionam como ferramentas para manter grande parte dos envolvidos nos processos da instituição aptos e atualizados a realizar suas funções. Conclui-se que a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá tem utilizado de práticas de gestão do conhecimento para viabilizar a manipulação das informações e conhecimento pelos seus funcionários e gestores, garantindo assim a qualidade e eficiência na prestação de serviço que realiza no município.
Palavras-chave: Conhecimento
Gestão em saúde
Informações
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2647
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael_de_castro_hendges_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)317.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.