EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2633
Tipo: Artigo
Título: LIMITES E INTERSECÇÕES ENTRE O MATERNO E O ESTRANGEIRO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Autor(es): OBERST, Lisley Camargo
CAPRISTANO, Cristiane Carneiro
ROMUALDO, Edson Carlos
Abstract: A relação entre língua materna (LM) e estrangeira (LE) tem sido abordada em estudos como os de Coracini (2003, 2007) e o de Revuz (1998). Nesses trabalhos, defende-se a não simplicidade do contato e da inserção em uma LE e a existência de uma relação intrínseca desta com a LM dos aprendizes de uma LE. Afirmase que, apesar de existirem diferenças óbvias entre LM e LE, elas não apresentariam limites tão precisos, visto que existiria uma relação de imbricação entre essas línguas. Nesta pesquisa, baseando-nos nesse arcabouço teórico e partindo da proposta de análise da sílaba apresentada por Chacon (2014), objetiva-se analisar registros escritos de palavras em inglês, feitos por crianças, falantes do português brasileiro (PB), que tiveram pouco ou nenhum contato formal prévio com o inglês. Especificamente, investigam-se quais conflitos relativos à estrutura silábica são vividos por esses escreventes quando se veem frente ao desafio de registrar palavras em inglês e buscam-se indícios da influência ou não da LM dos escreventes para a instauração desses conflitos.
Palavras-chave: Aquisição da escrita
Língua estrangeira
Língua materna
Ortografia
Sílaba
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2633
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lisley_camargo_oberst_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)350.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.