EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2628
Tipo: Artigo
Título: COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS PROFISSIONAIS QUE SE RELACIONAM COM OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Autor(es): DAMASCENO, Rodrigo Lucas de Oliveira
BENEDUZZI, Adriana Aparecida Fabri
SILVA, Patrícia Rodrigues da
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
Abstract: As Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem Educação a Distância (EAD), sobretudo as privadas, estão inseridas em uma lógica tanto educacional como de mercado que as levam à busca pela satisfação de seus alunos, como elemento relevante para sua permanência no curso. Nesse sentido, observa-se que o desenvolvimento de competências dos profissionais das IES, que de alguma forma se relacionam com os alunos de EAD, pode auxiliar na busca por um atendimento mais adequado, sobretudo nos polos de apoio presenciais, onde o relacionamento com os alunos é realizado presencialmente. O objetivo deste trabalho é identificar competências necessárias aos profissionais de um polo de apoio presencial que se relacionam com os alunos de Educação a Distância (EAD) de uma Instituição de Ensino Superior privada. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa teve natureza qualitativa, a técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada, realizada com atendentes de um polo de EAD de uma cidade do centro do estado do Paraná, professores formadores e alunos. A análise dos dados foi feita à luz da teoria existente acerca de Competências. Como resultado da pesquisa, foram identificadas competências necessárias aos atendentes de polo, resultado este que tem o potencial de contribuir com as IES que oferecem a Educação a Distância no tocante ao melhor atendimento aos seus alunos.
Palavras-chave: Educação a Distância
Competências
Retenção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2628
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodrigo_lucas_de_oliveira_damasceno_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)349.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.