EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2626
Tipo: Artigo
Título: O USO DE CELULAR POR JOVENS NO DIA A DIA: FERRAMENTA SOCIAL?
Autor(es): ROSA, Ana Luisa Martins
ARRUDA, Eduardo Chierrito de
MILANI, Rute Grossi
Abstract: Computadores, notebooks, celulares, qual é o jovem que atualmente não faz uso, ou nunca ouviu falar dessas tecnologias digitais? Diante do fato dos aparelhos celulares serem mais acessíveis e tornarem-se mais utilizados pelos jovens, a pesquisa teve o objetivo de buscar compreender o comportamento de uso dos aparelhos celulares pelos jovens universitários a fim de verificar a frequência e a finalidade do uso desses aparelhos. Participaram da pesquisa 361 jovens de ambos os sexos, com idades entre 17 e 25 anos, matriculados em uma instituição privada. Foi possível perceber que o aparelho celular está presente na vida dos jovens desde a infância, portanto, já nasceram imersos no contexto das tecnologias. O uso dos aparelhos se dá em boa parte do tempo, em diferentes situações, de modo a estarem sempre conectados e desenvolvendo neles a capacidade de fazerem várias atividades ao mesmo tempo, por mais que apresentem uma dificuldade de autocontrole e dependência dos aparelhos. Porém, a pesquisa aponta que os jovens não têm explorado todas as potencialidades dos aparelhos, fazendo um uso voltado predominantemente às redes sociais, às músicas e aos relacionamentos afetivos. Portanto, conclui-se que os jovens incorporaram significativamente o aparelho celular no cotidiano e tendem a priorizar o uso com a finalidade de contato social, principalmente por meio das redes sociais. Observamos que o aparelho celular têm sido um importante meio de aproximar pessoas e é preciso compreender o impacto que esse uso tem trazido aos jovens e suas relações.
Palavras-chave: Aparelho celular
Frequência de uso
Finalidade de uso
Jovens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2626
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_luisa_martins_rosa.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)312.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.