EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2621
Tipo: Artigo
Título: FABRICAÇÃO DE ELEMENTOS NÃO ESTRUTURAIS EM CONCRETO LEVE COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS
Autor(es): ANGELOTTI, Arthur Maffei
BELLINE, Ederaldo Luiz
COELHO, Tania Maria
SANTOS, Bruna dos
Abstract: Em função do modelo construtivo as construções brasileiras utilizam, em grande escala, materiais não estruturais para o fechamento de lajes e paredes. Parte significativa desses materiais é rejeitada devido a sua fragilidade e baixa qualidade, deste modo a pesquisa justifica-se para o desenvolvimento de novos tipos de materiais não estruturais que garantem maior resistência à compressão, à tração, que sejam mais leves e com custos competitivos. A substituição de porções dos agregados graúdos do concreto por materiais alternativos mais leves e baratos, em relação aos materiais tradicionais, torna possível a fabricação de elementos em concreto leve. Assim, para que o objetivo de obter um concreto leve, resistente, de fácil manuseio e de baixo custo fosse alcançado foram utilizados o Poliestireno Expandido (EPS), Argila Expandida e Carvão Vegetal, na substituição de agregados graúdos do concreto, que foram substituídos gradativamente, por esses materiais leves, até atingir a totalidade do agregado. Inicialmente foram moldados dois corpos de prova utilizando apenas materiais nobres no concreto, para servir de referência para análises e testes posteriores. Em sequência, foram produzidos corpos de prova com porções de agregados leves, estes que foram pesados em balança de precisão e rompidos em prensas especiais para ensaios de resistência à compressão simples, a fim de estabelecer sua resistência, densidade e teor de absorção. Os resultados obtidos mostraram que, para quantidades maiores de agregados leves substituindo o agregado nobre, menores foram as resistências dos elementos ensaiados, confirmando as expectativas iniciais da pesquisa. Contudo, os resultados obtidos são satisfatórios, pois houve redução na densidade dos materiais ensaiados e a resistência à compressão, apesar de indicar um decaimento, é maior que a dos elementos tradicionais, indicando que o uso desses materiais alternativos tem bom potencial de mercado.
Palavras-chave: Agregados leve
Agregado reciclado de concreto
Blocos leve
Concreto leve
Materiais não estrutural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2621
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruna_dos_santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)524.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.