EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2620
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DE CAUSAS NÃO PATOLÓGICAS DE CONDENAÇÃO PARCIAL DE CARCAÇAS DE FRANGOS
Autor(es): SILVA, Vander Luiz da
GROFF, Andréa Machado
OLIVEIRA, Giovana Defendi de
STEVANATO, Letícia Karen
Abstract: O Brasil é um dos maiores produtores e o principal exportador de carne de frango. No entanto, apesar da eficiência produtiva, as condenações totais e parciais de carcaças ainda são frequentes nas linhas de inspeção, durante o abate. As causas de condenações podem ser classificadas em patológicas (surgem a partir do manejo inadequado de criação, doenças infecciosas, processo inflamatório de tecidos e lesões na pele) e não patológicas (surgem devido ao manejo pré-abate inadequado, bem como falhas no processo de abate). O presente estudo visa identificar as causas não patológicas de condenação de carcaças e os possíveis fatores, inseridos no processo de abate, que favorecem o surgimento dessas. Foram analisados os relatórios de inspeção, do Serviço de Inspeção Federal (SIF), correspondentes ao período de janeiro de 2012 a dezembro de 2014. Por meio das análises, identificou-se a contaminação, a contusão/fratura e a escaldagem excessiva como as principais causas de condenações não patológicas. Os fatores que podem estar relacionados à contaminação das carcaças são a desuniformidade no peso dos frangos, a regulagem inadequada da evisceradora e a falta de treinamento dos colaboradores. Entre os fatores que podem estar relacionados à contusão/fratura apresentam-se a regulagem inadequada das depenadoras, falta de treinamento dos colaboradores, principalmente no momento de descarregamento dos frangos, e a realização inadequada da pendura. Por fim, os fatores associados à escaldagem excessiva podem ser decorrentes das paradas no sistema de abate e da temperatura inadequada da água, nos tanques de imersão. Tendo em vista que o presente estudo não possibilita a identificação do principal fator associado a cada uma das principais causas de condenação parcial observadas no frigorífico, sugere-se, a realização de estudos complementares que permitam a identificação dos fatores relacionados a cada uma dessas, a fim de reduzir as perdas decorrentes das condenações.
Palavras-chave: Contaminação da carcaça
Processo de abate
Regulagem de máquinas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2620
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vander_luiz_da_silva_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)371.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.