EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2608
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO E REMOÇÃO DE NITRATO NAS ÁGUAS PROVENIENTES DE FONTES SUBTERRÂNEAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO BORBA GATO, MARINGÁ - PR
Autor(es): VALIM Jr, Nilton Carlos
REZENDE, Driano
MANTOVANI, Daniel
BERGAMASCO, Rosângela
SILVA, Herman Vargas
YAMAGUCHI, Natália Ueda
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a presença de nitrato, verificar o padrão hidroquímico e avaliar a remoção do íon nitrato por carvão ativado de águas provenientes de fontes subterrâneas da bacia hidrográfica do Ribeirão Borba Gato (BHBG). As amostras foram coletadas entre 08/2014 a 08/2015, em 19 poços tubulares e submetidas à análises físico-químicas e estudado a remoção do íon nitrato por meio de filtro de carvão ativado comercial. Com os resultados laboratoriais foi possível conhecer o padrão hidroquímico da água coletada na área de estudo, verificar possíveis riscos de contaminação antrópica, por meio das concentrações de nitrato e, também, a eficiência de remoção de nitrato da água utilizando filtro comercial de carvão ativado. Os resultados demonstram que as águas captadas em alguns poços no aquífero Serra Geral, possuem influência do aquífero Guarani. A maior parte das amostras demonstraram concentrações de nitrato acima dos valores naturais de águas subterrâneas. Assim, é possível verificar que as fontes subterrâneas da BHBG vem sofrendo contaminação, e pode apresentar outros poluentes de igual ou superior periculosidade à saúde humana e ambiental.
Palavras-chave: Poços tubulares profundos
Contaminação
Nitrato
Água subterrânea
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2608
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nilton_carlos_valim_junior_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)354.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.