EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2607
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE NUMÉRICA DA INFLUÊNCIA DA DISTRIBUIÇÃO DAS TENSÕES RESIDUAIS E DA DEFORMAÇÃO INICIAL NA RESISTÊNCIA DE COLUNAS METÁLICAS
Autor(es): ROSSI, Alexandre
MARTINS, Carlos Humberto
FERREIRA, Felipe Piana Vendramell
Abstract: Existem métodos de análise clássicos da influência das tensões residuais em estruturas metálicas que permitem conclusões matemáticas refinadas dos fenômenos físicos que acontecem nas estruturas. Porém pesquisas experimentares pode tornar-se caro em demasia dependendo dos fatores a serem analisados e alguns dados muitas vezes não podem ser coletados por inacessibilidade da instrumentação, ou por impossibilidade de monitoramento. Porém por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF), a obtenção de modelos teóricos onde se possa, satisfatoriamente, analisar os efeitos do comportamento estrutural sob influência das tensões residuais proposta torna-se mais fácil e real. Este método tem inúmeras aplicações nas áreas de Engenharia, Física e Matemática, tais como: análise das estruturas, estudo das vibrações, transferência de calor, ondas eletromagnéticas, dentre outras. As tensões residuais aparecem nos perfis estruturais e chapas de aço durante o processo de fabricação e permanecem, inevitavelmente, se nenhuma técnica de alívio de tensões for utilizada. Essas tensões residuais têm um papel importante no dimensionamento dos pilares de aço, pois, essas tensões são responsáveis pela redução da resistência à compressão. Portanto este trabalho pretende fazer uma análise numérica, através do software Abaqus, sobre o comportamento estrutural de pilares de aço. Esses pilares são constituídos por perfis laminados de aço de abas paralelas que apresentam tensões residuais adquiridas durante seu processo de fabricação. Com esse software será possível à análise da influência da distribuição das tensões residuais na resistência à compressão, através da carga crítica de flambagem, que será comparada com os valores obtidos através do método de cálculo fornecido pela NBR 8800:2008.
Palavras-chave: Tensões residuais
Carga crítica
Pilares
Abaqus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2607
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandre_rossi.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)696.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.