EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2600
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE XENOBIÓTICOS EM ÓLEOS VEGETAIS ALIMENTÍCIOS ENVASADOS EM GARRAFAS PET
Autor(es): HEDLER, Dayne Loraine
REIS, Adriano Valim
GONÇALVES, José Eduardo
Abstract: Os disruptores endócrinos químicos (DEQs) são substâncias exógenas que causam efeitos adversos à saúde de um organismo e sua descendência, devido alterações nas funções endócrinas. Há um número significativo de substâncias catalogadas como DEQs. Dentre elas podemos citar os ftalatos ou derivados do ácido ftálico, amplamente utilizados na produção do plástico politereftalato de etileno (PET). As garrafas de PET, que são largamente utilizadas, têm sido de grande preocupação não somente pelos problemas ambientais, mas também devido aos malefícios que podem trazer à saúde humana e animal, uma vez que materiais de PET são capazes de liberar substâncias prejudiciais como os DEQs. Neste estudo foi investigada a presença de DEQs em óleos vegetais alimentícios (milho e soja) envasados em garrafa PET. Para a realização das análises utilizou-se a Cromatografia Gasosa acoplada ao Espectrômetro de Massa (CG/MS). Os cromatogramas obtidos foram avaliados e os espectros de massa gerados em cada pico dos cromatogramas foram comparados com os espectros de massa das bibliotecas NIST MS versão 2.0 e versão 11.0. Assim, por similaridade entre espectros de massas, foi possível verificar qualitativamente a presença ou ausência de ftalatos em amostras de óleos vegetais. Em amostras de óleo de milho não foram encontrados DEQs. No entanto, nas amostras de óleo de soja verificouse a presença de compostos ésteres de ácido ftálico provavelmente lixiviados da embalagem PET para o produto envasado.
Palavras-chave: Xenobióticos
Xenoestrógenos
PET
Óleos vegetais
Cromatografia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2600
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dayne_loraine_hedler.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)479.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.