EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2598
Tipo: Artigo
Título: DIFERENCIAÇÃO POLÍNICA E DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS DE MÉIS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO – PR
Autor(es): ALVES, Leticia Fernanda Pires
PAROLIN, Mauro
Abstract: O mel é um produto produzido a partir do néctar das flores, cuja composição depende da flora visitada e condições climáticas. A melissopalinologia estuda a morfologia dos grãos de pólen, principalmente, os aspectos estruturais da parede polínica, tornando capaz avaliar o resultado da visita das abelhas às flores. Sabendo que a presença ou ausência de determinadas famílias botânicas pode influenciar o sabor do mel, além de serem importantes na busca de melhorias na qualidade e produtividade, decidiu-se compreender a composição polínica dos méis orgânicos e não orgânicos comercializados em Campo Mourão – PR, bem como se esta influencia no sabor. Foram realizados 40 testes organolépticos de 11 amostras de méis, sendo 7 no estado do Paraná (Ivaiporã -3 (sendo 1 mel de Jataí), Pitanga -2, Campo Mourão -1, Prudentópolis -1) e 4 no estado de Santa Catarina (Içara -3, Santa Rosa de Lima -1). Nos testes, as pessoas foram indicadas aleatoriamente e atribuíram notas para os méis entre 0 (muito ruim) à 5 (muito boa). Para verificação polínica, foram preparadas três lâminas de microscopia de cada amostra, sendo que a separação dos grãos de pólen foi feita por dissolução aquosa e acetólise. O resultado dos testes organolépticos indicou melhor nota (sabor e aroma), para os méis produzidos no estado de Santa Catarina (notas entre 4 a 5), as menores notas para os méis produzidos no estado do Paraná no município de Ivaiporã (Jataí entre 1,85). Os demais méis produzido no estado do Paraná obtiveram notas entre 2 e 3. Com as identificações polínicas realizadas, constatou-se que os grãos de pólen predominantes encontrados nas amostras foram das famílias Myrtaceae, Cistaceae, Asteraceae e Mimosoideae. O resultado do índice de Marfalef apontou que a amostra de Içara, considerado o melhor mel, obteve baixa diversidade polínica (1,71), e o mel de Jataí, considerado o de menor qualidade obteve diversidade alta (4,32). O estudo apresentou que a concentração de grãos de pólen influenciou no sabor e aroma dos méis. Embora o esperado fosse que os méis que apresentassem maiores notas contassem com maior número de polens, os resultados indicaram que a amostra com menor quantidade de grãos de pólen foi considerado o mel com melhor qualidade, sendo este produzido na cidade de Içara.
Palavras-chave: Grãos de pólen
Melissopalinologia
Palinologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2598
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leticia_fernanda_pires_alves_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)359.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.