EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2596
Tipo: Artigo
Título: VALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE CRIADOS EM SISTEMA CONVENCIONAL, DARK HOUSE COM CORTINAS E DARK HOUSE COM PAREDES DE ALVENARIA
Autor(es): PINTO, Jéssica da Silva
BARBIER, Isadora Olivato
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
SIMONELLI, Sandra Maria
Abstract: Com o grande crescimento no mercado mundial e com o progresso científico verificado na avicultura, emergiu a necessidade de estudos sobre técnicas de alojamento e ambiente para criação das aves, buscando um maior conforto e maior produtividade. Para vencer os desafios da ambiência, tem se empregado novas tecnologias de alojamento, além da convencional, tais como os sistemas Dark House, que tem sido amplamente divulgado e empregado pelos produtores de frango de corte no Paraná. Atualmente, tem se destacado um novo formato de sistema Dark House, com paredes de alvenaria. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi levantar dados zootécnicos da criação de frangos de corte em aviários convencionais, Dark-House com cortina e Dark-House construídos com paredes de alvenaria, em granjas do município de Maringá/ PR. De acordo com os dados levantados, concluiu-se que os sistemas de criação de frango de corte em aviário do tipo Dark-House com cortinas e os construído com parede de alvenaria apresentou índices zootécnicos superiores aos do sistema convencional, sendo que nos galpões Dark-House com parede de alvenaria obteve índices mais elevado que os Dark-House com cortinas, fato que resultou em maior ganho para o produtor e evidenciou que com um maior controle térmico sem tem melhores resultados, apesar do maior investimento inicial.
Palavras-chave: Ambiência
Avicultura
Sistema de produção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2596
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica_da_Silva_Pinto.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)482.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.