EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2590
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS DO DORSO DURANTE A CINEMÁTICA DO TRONCO EM INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA
Autor(es): ARAÚJO, Patrícia Cardoso de
OURO, Gabriela Cesnik do
WITTIG, Daniela Saldanha
NOWOTNY, Jean Paulus
LIMANA, Mirieli
FERREIRA, Valéria Garcez
Abstract: Diante a um desequilíbrio da homeostase do complexo lombar, ocorre um dos fenômenos álgicos mais conhecidos, a lombalgia. Este desequilíbrio é provocado pela realização inadequada dos movimentos funcionais, os quais não respeitam a biomecânica estrutural, sobrecarregando estruturas que provoquem dor. Nas atuais condutas de tratamento fisioterapêutico, viabiliza-se o fortalecimento e ativação da musculatura do dorso, como o multífido e o ílio costal. A amostra foi composta por dois grupos, o grupo lombalgia (GL) foi composto por sete indivíduos e o grupo controle (GC) por dez voluntários. Antes e após o teste funcional foi coletado o índice de dor no momento por meio da NRS (Numeric Rating Scale - Escala Numérica da Dor), para correlacionar a intensidade da dor com a ação muscular. O teste consistiu em utilizar a eletromiografia de superfície para analisar a ativação mioelétrica no teste de funcionalidade da flexão-extensão da coluna lombar, repetindo o movimento duas vezes. Foi analisada a atividade mioelétrica do multífido e do ílio costal em sua média Root Mean Square-RMS pelo teste de Mann-Whitney comparando os grupos estudados, e o lado de cada músculo (esquerdo e direito). Para a análise da correlação da intensidade da dor com os dados eletromiográficos foi utilizado o teste de Spearman. Uma pequena alteração da ativação entre os grupos estudados foi observada, podendo ocorrer devido aos quadros de dor; porém não foi identificada diferença estatística (p<0,05). A correlação da dor com os sinais mioelétricos foi fraca, devido à avaliação subjetiva que a NRS proporciona, tendo interferência nos dados quanto a variável da média da NRS quanto a média do RMS.
Palavras-chave: Ativação
Eletromiografia
Funcionalidade
Dor lombar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2590
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_cardoso_de_araujo_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)360.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.