EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2587
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE Aspergillus EM GRÃOS DE SOJA E MILHO ARMAZENADOS EM COOPERATIVAS DE MARINGÁ E REGIÃO
Autor(es): LUIZ, Amanda dos Santos
BALINI, Lígia Carla
SOARES, Lilian Capelari
FIORINI, Adriana
Abstract: A agricultura é um dos fatores mais rentáveis no Brasil, além de ser uma das maneiras de sustento das famílias rurais e urbanas. As culturas mais cultivadas no Brasil são soja, milho e arroz. Fungos do gênero Aspergillus podem contaminar grãos de soja e milho durante seu armazenamento e pode produzir micotoxinas, como as aflatoxinas, prejudiciais a saúde de quem os consome. O objetivo desse trabalho foi identificar, através de técnicas moleculares, fungos da espécie Aspergillus flavus e estabelecer uma correlação do tempo de armazenamento dos grãos com a contaminação fúngica. Foram coletadas sementes de milho e soja em diferentes silos da região de Maringá-PR, e posteriormente realizada cultura para fungos em meio de cultivo específico. Após o isolamento e caracterização dos fungos em meio de cultura, foi realizada a extração do DNA genômico e amplificação, pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), das regiões IGS e β-tubulina. Os produtos de amplificação da região IGS foram submetidos a clivagem com a enzima de restrição BgIII, para a confirmação da espécie, pela técnica de PCR-RFLP. Das amostras coletadas 68,75% estavam contaminadas por Aspergillus spp., seguindo análises microbiológicas. Destas, 31,25% resultou positivo para a espécie Aspergillus flavus. Os outros 37,5% foram dadas como negativas, por vários fatores, um deles a sensibilidade da técnica de PCR. Foi possível concluir que um pouco menos da metade das amostras encontrava-se contaminada por Aspergillus spp.
Palavras-chave: Alimento
Contaminação
Fungos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2587
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_dos_santos_luiz.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)381.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.