EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2585
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DE POPULAÇÃO FÚNGICA AMOSTRADA EM AMBIENTES AÉREOS DE CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA
Autor(es): NUNES, Lariane Marcolino
VIANA, Talita Silva
MOLINARI, Lígia Maria
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
Abstract: A grande maioria dos procedimentos realizados na clínica odontológica libera grande quantidade de aerossóis. Estes são definidos como suspensões de partículas líquidas e/ou sólidas no ar geradas por tosse, espirros ou outros atos que expelem fluidos orais no ar. Agentes infecciosos em aerossóis podem ser transmitidos via partículas microscópicas, ar e superfícies contaminadas de instrumentos. Entre os principais grupos de contaminantes do ar em ambiente climatizado estão as partículas microbianas, incluindo algas, fungos, bactérias e vírus, que são provenientes do ar externo, do sistema de climatização, da construção, mobiliário, carpete e, principalmente, de seus ocupantes. Ao conhecer os gêneros fúngicos aos quais seus pacientes estão expostos, o dentista pode minimizar os riscos de infecção pelo ar, adotando práticas de limpeza do ambiente e do ar que possam auxiliar na prevenção contra doenças fúngicas pós-operatórias. A verificação de fungos será realizada pelo método de sedimentação em placa, que se mostra útil para a análise da quantidade e da qualidade de fungos presentes em ambientes internos e externos. Através destas pesquisas, torna-se possível comparar os dados obtidos com contagens limítrofes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Espera-se resultado positivo para presença do gênero Candida, já que é um fungo muito presente na microbiota bucal de seres humanos e pode ser veiculada por perdigotos durante os procedimentos odontológicos. Espera-se também encontrar os gêneros Penicillium e Aspergillus, que são comumente encontrados em ambientes externos e internos, de acordo com diversas referências utilizadas.
Palavras-chave: Ar
Consultório
Fungos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2585
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lariane_marcolino_nunes_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)449.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.