EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2579
Tipo: Artigo
Título: INFECÇÃO DE TRATO URINÁRIO RELACIONADO AO CATETERISMO VESICAL DE DEMORA: O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autor(es): MENDONÇA, Renata Rodrigues
FURLAN, Janaina
MELO, Willian Augusto de
Abstract: A enfermagem realiza o cuidado do qual abrange o ser humano como um todo, com um olhar amplo capaz de detectar necessidades e possíveis riscos ao seu ator principal que é o “paciente”. Este estudo objetivou avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre cateterismo vesical de demora (CVD), por meio de um questionário semi estruturado, em um hospital privado na cidade de Maringá- PR. De cunho descritivo exploratório, corte transversal e com abordagem quantitativa tendo a colaboração de 50 profissionais de enfermagem. Utilizando para a coleta de dados um instrumento de análise contendo 22 questões. Os resultados demostraram que 46 % dos profissionais de enfermagem não receberam treinamento na instituição, sendo que o conhecimento relacionado a CVD é adivinho da formação profissional onde 32,0%destes concluíram seus estudos a 5 anos ou mais. Considera –se que a prevenção é o melhor caminho para redução de morbidade e mortalidade relacionada a agravos pelo uso do cateter vesical de demora. A equipe de enfermagem é a principal responsável pelo manuseio sendo primordial que todos os profissionais conheçam sobre o dispositivo, assim colaborando na recuperação e oferecendo uma assistência de cuidado de qualidade ao cliente com CVD.
Palavras-chave: Cateter urinário
Enfermagem
Infecção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2579
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renata_rodrigues_mendonca_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)322.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.