EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2578
Tipo: Artigo
Título: ADESÃO DA EQUIPE DE SAÚDE A UM BUNDLE DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO ASSOCIADA E RELACIONADA AO CATETER VENOSO CENTRAL EM PEDIATRIA
Autor(es): SOARES, Jéssica Heloiza Rangel
SQUARÇA, Patrícia Basso
TACLA, Mauren Teresa Grubisich Mendes
Abstract: Cateteres intravenosos centrais são dispositivos indispensáveis na assistência de saúde nos dias atuais e, apesar de suas inúmeras vantagens, o tratamento apresenta riscos associados, sendo a infecção de corrente sanguínea considerada a de maior importância clínica na pediatria. Dentre as medidas preventivas, destaca-se a adoção de um pacote de medidas ou bundle, que consiste em um conjunto de práticas baseadas em evidências formuladas por um pequeno grupo de cuidadores específicos, com base em estratégias descritas pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) como diretrizes que devem ser trazidas para prática clinica. O objetivo deste trabalho foi analisar a adesão dos profissionais á essas práticas selecionadas para compor este pacote de medidas. Estudo de intervenção do tipo quase-experimental, de natureza quantitativa, prospectivo e analítico, realizado na unidade pediátrica e unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital universitário, em Londrina – Pr. Formado por três etapas, sendo a primeira a pré-implantação, a segunda a intervenção e a terceira etapa a observação pós-implantação do pacote de medidas. Neste trabalho são apresentados os dados da terceira etapa. Foram observadas 30 inserções de CVC e 114 manipulações pós implementação. Em função dos dados coletados na primeira etapa, as práticas selecionadas para fazer parte do pacote de medidas foram: a higienização das mãos antes e após as medicações; desinfecção do equipo e do polifix; mantimento do sistema fechado durante a administração das medicações; não imersão do cateter na água durante o banho; e a organização de um “time” de profissionais para a inserção do cateter. As práticas que foram incluídas no pacote foram medidas simples, porém eficazes. Sua adoção certamente teriam impacto nas taxas de infecção relacionadas e associadas ao cateter venoso central, levando à sua diminuição. Porém nem todas foram aderidas de forma holistica por todos os profissionais de ambas as unidades. Este estudo comprova que apesar da adesão ter sido menor do que o esperado é possivel observar que a implementação de um bundle de prevenção é válida pois atraves dela os componentes do pacote foram melhorados e as taxas de infecção associadas e relacionadas a cateteres venosos centrais podem ser diminuidas.
Palavras-chave: Unidade de terapia intensiva
Cateteres
Pediatria
Infecção hospitalar
Controle de infecções
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2578
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica_Heloiza_Rangel.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)462.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.