EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2576
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DO ALCANCE DOS OBJETIVOS DA REDE MÃE PARANAENSE SOB A PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS
Autor(es): SOARES, Jessica Heloiza Rangel
TEIXEIRA, Renata Andrade
TACLA, Mauren Teresa Grubisich Mendes
FERRARI, Rosângela Aparecida Pimenta
ZANI, Adriana Valongo
CALDEIRA, Sebastião
Abstract: A mortalidade infantil é um dos principais indicadores de desenvolvimento e qualidade de vida. Em 2011, no Paraná, esse coeficiente foi de 11,65 para cada mil nascidos vivos. Destes, 60,53% foram óbitos considerados evitáveis segundo o Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde do Brasil. A mortalidade materna também reflete a qualidade e as condições de vida da gestante. No Paraná, em 2011, esse índice foi de 63,5 mortes maternas /100.000 NV, sendo 85% por causas evitáveis e 71% atribuídos a falhas na atenção do pré-natal, puerpério e assistência hospitalar. Frente a isso, em 2012, foi implantada a Rede Mãe Paranaense, que prioriza a redução da mortalidade materno-infantil, por meio da garantia de assistência com qualidade no pré-natal a gestantes e crianças menores de um ano. Identificar o alcance dos objetivos da Rede Mãe Paranaense na perspectiva de enfermeiros que nela atuam. Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde de 10 municípios da 17ª Regional de Saúde do Paraná. Foram entrevistadas 12 enfermeiras mediante um instrumento com questões semiestruturadas. Posteriormente os dados foram transcritos, analisados e agrupados, utilizando-se o Método de Interpretação dos Sentidos a partir da análise das entrevistas sugiram cinco categorias: I. Objetivos da Rede Mãe Paranaense; II. Benefícios com a implantação; III. Capacitação: uma necessidade para todos os profissionais; IV. Dificuldades vivenciadas; V. Metas a serem alcançadas. A Rede Mãe Paranaense ainda está em fase de consolidação. Com três anos de implantação observa-se que ainda há dificuldades operacionais, porém houve melhoria no atendimento da gestante e da criança menor.
Palavras-chave: Avaliação dos serviços de saúde
Atenção primária a saúde
Mortalidade infantil
Mortalidade materna
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2576
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica_Heloiza_Rangel.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)335.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.