Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2571
Tipo: | Artigo |
Título: | A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA |
Autor(es): | MORAES, Cláudio Ricardo Chaves MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo |
Abstract: | A literatura para crianças proporciona o hábito da leitura e o senso crítico e, nesse sentido, proporcionará aprendizagens no âmbito da alfabetização de crianças, desenvolvendo a sua imaginação, a criatividade, a inteligência, as emoções, as relações interpessoais e sociais, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos, informações e a interação entre elas. Trabalhar a literatura na educação básica disponibiliza elementos para a compreensão do mundo e de seu papel sobre ele proporcionando a possibilidade para que ela sonhe e viva a realidade por meio das histórias infantis. Assim sendo, considera-se relevante a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem da criança, a qual, de modo geral irá trabalhar no setor cognitivo e afetivo da criança. Diante de tais argumentos questiona-se: Qual o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança? Para que se possa chegar a uma resposta diante da problemática será realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros. O presente projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a contribuição da literatura para o desenvolvimento da criança. Esta pesquisa realizará uma investigação de caráter bibliográfico, a partir de material já elaborado, como livros e artigos, e buscará conhecer sobre a autora e ilustradora Eva Furnari, uma vez que essa autora possui obras com uma preocupação pedagógica e pelo seu trabalho ser considerado de qualidade pelos educadores, e em seguida será analisada uma obra específica dela. Não existe coleta de dados quantitativos e tratamento dos mesmos, pois o presente estudo faz apenas um levantamento da literatura, ou seja, é uma pesquisa exploratória. A pesquisa pretende abordar conceitos de literatura infantil e suas origens, a literatura infantil na escola, a contribuição no desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança. Espera-se que estas informações tragam mais conhecimento científico para a área da Pedagogia, em relação à literatura infantil e ao desenvolvimento da criança. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Desenvolvimento da criança Eva Furnari Literatura infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2571 |
Data do documento: | 4-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudio_ricardo_chaves_moraes.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015) | 343.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.