EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2566
Tipo: Artigo
Título: REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Autor(es): PETENUCI, Edilaine Baccarin
HAYASHI, Edinéia Aparecida Peres
Abstract: Com a proposta dos núcleos de apoio à saúde da família – NASF, o cuidado em saúde mental avançou no campo da prevenção e assistência no território. A lógica de apoio matricial, pensada para todas as áreas, esbarra na especificidade do cuidado em saúde mental. Além disso, a forma como os núcleos são hoje implantados, a despeito da falta de recursos materiais e humanos que as Unidades Básicas de Saúde enfrentam, faz com que muitas vezes os objetivos não sejam alcançados. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de trabalho de uma psicóloga em dois momentos: a atuação em um núcleo de apoio à saúde da família, e o trabalho como residente de psicologia em um Programa em Saúde da Mulher, ambos desenvolvidos em equipes multiprofissionais e em Unidades Básicas de Saúde. Verificou-se que a possibilidade de estar por um tempo maior no território amplia as possibilidades de cuidado à população, permite efetivamente compartilhar as ações com a equipe multiprofissional, além de atender às especificidades do apoio matricial em saúde mental, oferecendo um respaldo maior às equipes.
Palavras-chave: Apoio matricial
Núcleo de apoio à saúde da família
Residência multiprofissional em saúde da mulher
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2566
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edilaine_baccarin_petenuci.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)313.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.