EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2565
Tipo: Artigo
Título: AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE DE ÁGUAS DE JUREMA, MUNICÍPIO DE IRETAMA / PR
Autor(es): BETIS, Lucimara Rodrigues
BARCZSZ, Silvio Silvestre
Abstract: A agricultura familiar vem sendo lembrada por sua importância, na absorção de trabalho e produção de alimentos para auto consumo, atualmente vem ganhando caráter social, passando a ser mais vista em congressos, debates e discursos políticos. O presente estudo foi realizado nas propriedades rurais localizadas na comunidade rural de Águas de Jurema, pertencentes ao município de Iretama. Tendo como objetivo caracterizar a agricultura familiar desta comunidade, entender os principais motivos que levam os jovens agricultores da região a desistir da lida no campo, e o que faz com que os que permanecem não busquem formação. A metodologia caracteriza-se de um estudo de caso, utilizando como fonte coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com as famílias de agricultores que tem por característica agricultura familiar. Foi possível constatar através da pesquisa, que apesar de todas as dificuldades dos agricultores, tanto financeiras quanto a localização e tamanho das propriedades, 46% dos filhos das famílias entrevistadas ainda estão em casa, grande maioria com nível de escolaridade médio. Foi possível identificar também, que e o fator mais agravante que leva a evasão dos demais jovens para as cidades está relacionado com a falta de trabalho e ocupação na propriedade, casamento como pessoas de outras regiões e também a busca por ensino superior.
Palavras-chave: Agricultura familiar
PRONAF
Sucessão familiar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2565
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucimara_rodrigues_betis.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)327.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.