EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2559
Tipo: Artigo
Título: A CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO – A APLICAÇÃO DAS FORMAS DE CUSTEIO PARA CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EMPRESARIAIS
Autor(es): DAMASIO FILHO, Marco Antonio
Abstract: O universo atual das empresas apresenta-se muito amplo, tornando elevado o nível de diversificação de processos e tecnologias aplicadas, bem como a competitividade entre as empresas. Neste contexto, possuir o real conhecimento dos custos envolvidos nas operações torna-se de suma importância, pois a partir desta informação será possível atribuir a real margem de lucratividade, bem como mensurar a eficiência das atividades em relação ao planejamento inicial da empresa, tomando as devidas providências para a sua manutenção ou realizando eventuais mudanças. O objetivo deste trabalho é analisar a importância da Contabilidade de Custos como instrumento de gestão empresarial, capaz de influir na tomada de tomada de decisões. Para tanto, usou-se o método bibliográfico e método histórico, e partiu-se da análise de cada uma das formas de custeio existentes. Diante disto, concluiu-se que, embora a contabilidade tenha surgido inicialmente com a função principal de mensurar os estoques, com o passar do tempo, tornou-se uma importante ferramenta de análise, produzindo informações relevantes, capazes de influenciar na tomada de decisões gerenciais tanto em empresas comerciais quanto nas indústrias, através de planejamento e controle.
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Formas de custeio
Análise de custos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2559
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marco_antonio_damasio_filho.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)268.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.