EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2538
Tipo: Artigo
Título: VIABILIDADE JURÍDICA E ATUARIAL PARA A APLICAÇÃO DO INSTITUTO DA DESAPOSENTAÇÃO
Autor(es): PEREIRA, Monique Ataide Ogeda
LEITE, Sara Carolin Camilo
SILVA, Claudineia Veloso da
Abstract: Existem milhões de aposentados que voltaram ao mercado de trabalho ou que nele permaneceram após a aposentadoria. Nessa situação, o recolhimento de contribuições previdenciárias é obrigatório. Segundo o anuário estatístico da previdência social de 2012 existe mais de 500 mil aposentados que contribuem regularmente com a previdência social. Em 2011 tramitaram na justiça federal mais de 70.000 ações versando sobre a desaposentação. A quantia é tão grande que representa 50% dos feitos do INSS. Assim sendo, verifica-se um assunto de grande relevância jurídica, uma vez que abarca inúmeros casos concretos. Contudo, não existe previsão legal a cerca do tema, fato que gera grande divergência entre a doutrina e a jurisprudência. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância e possibilidade jurídica e atuarial para a aplicação do instituto da desaposentação por meio da realização de revisão bibliográfica, tendo em vista que o retorno ao mercado de trabalho dos segurados aposentados é uma tendência.
Palavras-chave: Aposentadoria
Benefício
Desaposentação
Legalidade
Previdência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2538
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monique_ataide_ogeda_pereira_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)242.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.