EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2525
Tipo: Artigo
Título: O PERÍODO PÓS-EXÍLICO E O GOVERNO DE JUDÁ: QUESTÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS
Autor(es): CAZAVECHIA, William Robson
Abstract: A presente pesquisa visa elucidar o período pós-exílico e o que ele representa para história, literatura e, posteriormente, para a interpretação dos textos bíblicos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica tendo em vista autores que se debruçaram sobre a temática proposta de modo que algumas hipóteses fossem confirmadas. A saber, de que o período pós-exílico produziu alterações na sociedade israelita jamais antes vivenciadas; e, que tais mudanças repercutiram diretamente na sua compreensão histórica e teológica do mundo expressos, sobretudo, por livros bíblicos como o de Lamentações e Qohelet (Eclesiastes). Após o exílio os judeus foram reintegrados a Palestina pelos Persas. Em 539 a.C. o Império Babilônico encontra seu fim perante esse povo. A questão primordial e central de Israel no pós-exílio se tornou existencial. Quem é Israel? Problema que precisava ser solucionado (GUNNEWEG, 2002, p. 225). E uma das soluções foi voltar-se para a história. Esse também foi o empenho da presente pesquisa.
Palavras-chave: Pós-exílio
Questões Políticas
Problemas Religiosos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2525
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
william_robson_cazavechia_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)325.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.