Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2524
Tipo: | Artigo |
Título: | O TEXTO DRAMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | MAREGA, Larissa Minuesa Pontes |
Abstract: | Este artigo tem por objetivo discutir a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental a respeito do texto dramático, para compreender particularidades que envolvem a presença do teatro no contexto escolar. O método para geração de dados compõe-se de um questionário aplicado a cento e setenta e sete (177) alunos de 8os e 9os anos de uma escola pública de Maringá-Paraná. O procedimento selecionado nos ajuda a conhecer as vivências dramatúrgicas dos alunos participantes desta pesquisa, isto é, suas experiências como produtores (aluno-dramaturgo, aluno-ator) e receptores (aluno-leitor, aluno-espectador) de textos dramáticos. Para subsidiar as análises, recorremos a aportes teóricos do teatro que reconhecem a reciprocidade existente entre texto dramático e representação cênica: o texto escrito projeta uma encenação, assim como a encenação se ancora em um texto escrito (CHACRA, 2010; UBERSFELD, 2010). Os resultados deste estudo apontam para o pouco envolvimento dos sujeitos participantes desta pesquisa em atividades que preconizam o fazer teatral. Ainda que raras as oportunidades, as respostas apreendidas do questionário aplicado permitem-nos dizer que: i) ler um texto dramático é prática mais comum que escrever, em ambos os casos, a disciplina Língua Portuguesa é apontada para tal; ii) a oportunidade de ser espectador de peças teatrais é maior que a de participar da montagem de um espetáculo teatral, neste último caso, a ocorrência dá-se nas disciplinas Arte e Educação Física e iii) as apresentações teatrais ocorrem, em sua maioria, para atender determinadas finalidades escolares: socialização entre pais, alunos, professores e direção, atendimento ao calendário letivo (datas festivas) e recurso pedagógico para discussão de temas socialmente relevantes. |
Palavras-chave: | Teatro Texto Dramático Escola |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2524 |
Data do documento: | 4-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
larissa_minuesa_pontes_marega_1.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015) | 289.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.