EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2502
Tipo: Artigo
Título: O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
Autor(es): OYAMA, Tsugie Kawano
SERRA, Elpídio
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o assentamento coletivo Santa Maria, localizada no município de Paranacity, região Noroeste do Paraná. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em uma revisão bibliográfica sobre o tema Reforma Agrária e assentamento rural, assim como também através de entrevista com o assentado e associado deste assentamento Santa Maria, sendo o Engenheiro Florestal Allan Francisco Ferreira. Para a manutenção desta cooperativa, as famílias deste assentamento coletivo comercializam seus produtos agrícolas tanto “in natura” como os produtos industrializados no próprio assentamento (obtendo agregação de valores). O assentamento rural Santa Maria é um assentamento coletivo, sendo assim, a terra não é dividida, é administrada, geralmente, por uma cooperativa, no caso deste assentamento em questão, que se localiza no município de Paranacity, é administrada pela Copavi. Os rendimentos são distribuídos na proporção do trabalho realizado, ou seja, de acordo com as horas trabalhadas. Esta cooperativa tem o caráter coletivo, e todos têm que seguir o regimento interno. Não há divisão da terra, pois é uma Cooperativa de Produção Agropecuária - CPA. A Copavi utiliza a forma de produção agroecológica e o valor agregado através de beneficiamento e processamento dos produtos agropecuários produzidos neste assentamento, contribuindo, portanto, com a preservação do meio ambiente e a inclusão social dos assentados.
Palavras-chave: Assentamento Coletivo
MST
Paranacity
Reforma Agrária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2502
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY - PR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)287.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.