EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2490
Tipo: Artigo
Título: O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
Autor(es): BUENO, João Augusto da Silva
REJANI, Valdelice dos Anjos Rasimaviko
MACUCH, Regiane da Silva
Abstract: O presente artigo apresenta uma reflexão em torno das principais barreiras e superações encontradas pela maioria dos docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula no ensino superior, ferramentas estas que vem se tornando cada vez mais populares e indispensáveis em âmbito acadêmico. Foi realizada neste estudo uma pesquisa de campo com docentes do ensino superior de instituições privadas da cidade de Lages, estado de Santa Catarina. O artigo descreve barreiras e superações dos docentes, buscando diagnósticos para servir como apoio para que os mesmos possam usar tais tecnologias como ferramenta didático/pedagógica. Dentre os achados, a não utilização das ferramentas multimídias se deve a diversos fatores, dentre eles, resistência dos docentes à ideia de inovar em suas aulas; seja por falta de habilidade/domínio no uso das tecnologias ou por falta de estrutura das instituições quanto às ferramentas de multimídia. Em muitos casos não existe laboratório de informática em boas condições de uso, outro fator que contribui negativamente é o uso demasiado da ferramenta, causado, na maioria das vezes, pela falta de bom senso por parte de alguns acadêmicos. Como o uso das TIC é um fator que agrega muito na interação aluno/professor, o interessante e positivo é que todos os docentes entrevistados na pesquisa têm acesso à internet. Muitos desses docentes utilizam as TIC em suas aulas, alguns chegam a disponibilizar materiais de apoio didático/pedagógico em ambientes virtuais. Alguns chegam a criar games para um melhor entendimento dos seus alunos, fator esse que demonstra o preparo de alguns docentes para o uso das novas tecnologias. Algumas instituições também estão preparadas para a inserção das TIC em suas aulas, uma vez que suas estruturas oferecem boas condições. Como resultado, tem-se que o uso das TIC por alunos, docentes e instituições é assunto de grande responsabilidade e que aprender a aprender deve ser o principal motivo para a sua utilização em sala de aula. Sendo este, o caminho para um ensino de sucesso, visto a construção do conhecimento inicia com dados e informações adquiridas.
Palavras-chave: Desafios
Docentes do ensino superior
Ferramentas de multimídia
Tecnologia da Informação e Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2490
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR - BARREIRAS E SUPERAÇÕES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)332.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.