EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2485
Tipo: Artigo
Título: ESTIGMA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS “FLANELINHAS”
Autor(es): PRADO, Francieli Muller
ARAUJO, Marivânia Conceição de
Abstract: Os grandes centros urbanos, na medida em que marcados pela diversidade cultural, se apresentam como um rico campo de pesquisa social, cujo estudo pode permitir uma melhor compreensão da cidade, enquanto contexto em que se constroem as relações sociais. Dentre as temáticas de pesquisa, nas cidades brasileiras, os “flanelinhas” mostram-se como atores sociais capazes de suscitar discussões importantes que contribuam para a construção de novas interpretações acerca desse grupo e da atividade. Deste modo, falar de uma antropologia na cidade pode, para além de uma identidade estigmatizada, revelar em que medida se constrói essa identidade do “ser flanelinha” e suas variadas formas de manifestação, cuja sua compreensão requer contextualizá-los no interior das sociedades que os abrigam. Pois, acredita-se que discutir os conceitos de identidade e estigma possa ser uma importante contribuição teórico-prática para se pensar os “flanelinhas”, bem como compreender, para além do estigma, a origem do preconceito contra o grupo, além das suscitadas pelo senso comum.
Palavras-chave: Identidade
Flanelinhas
Estigma
Antropologia Urbana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2485
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTIGMA - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS FLANELINHAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)325.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.