EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2479
Tipo: Artigo
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHANN HEINRICH PESTALOZZI PARA A EDUCAÇÃO
Autor(es): MIRANDA, Marcia de Fatima Rinck
SANTOS, Marlene Aparecida Rinck dos
Abstract: O presente artigo tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre as principais contribuições educacionais do educador Johann Heinrich Pestalozzi com proposta argumentativa no ensino elementar. Esta pesquisa exploratória de cunho bibliográfico discute o histórico do contexto educacional do século XVIII, com ênfase na trajetória educacional de Pestalozzi e ainda apresenta as contribuições para a pedagogia moderna. Elucida alguns dos pontos principais da construção e desenvolvimento do projeto pedagógico desenvolvido no século XVIII. Esta pesquisa conta com a participação de alguns autores consagrados pela literatura brasileira como sendo pensadores e pesquisadores na área do trabalho social e educacional das escolas populares. Conclui que, as contribuições educacionais de Pestalozzi passaram a ser bastante difundida, atingindo grande êxito nas concepções pedagógicas do ponto de vista qualitativo e quantitativo e permite até os dias atuais que escolas populares consigam maiores autonomia em ajudar as pessoas encontrarem sua cidadania.
Palavras-chave: Educação Elementar
Escola Popular
Pestalozzi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2479
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHANN HEINRICH PESTALOZZI PARA A EDUCAÇÃO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)237.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.