EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2474
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO
Autor(es): MIOTO, Silvia
ROSA, Rosani Saleti da
OYAMA, Tsugie Kawano
SOUZA, Anderson Wesley de Lima
Abstract: O presente estudo trata dos desafios e contradições intrínsecas ao desenvolvimento da prática profissional socioeducativa. O objetivo geral é estudar o processo de ensino e aprendizagem na socioeducação visando à compreensão da realidade destes educandos, no sentido de estabelecer estratégias de intervenção para o professor na privação de liberdade enquanto mediador de conflitos. Abordando os limites e as possibilidades de desenvolvimento de uma prática profissional de educação para o convívio social que promova a autonomia e fortaleça as relações interpessoais entre os sujeitos, bem como deve ser a ação do educador no cotidiano da socioeducação e a superação do estereótipo do educando. A intervenção pedagógica do professor na socioeducação é realizada através da modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos conforme estipulada pela Constituição Federal. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental de leis e normativas internacionais por meio da análise qualitativa e quantitativa. A conclusão afirma que as leis que fundamentam o atendimento dos adolescentes em privação de liberdade têm como premissa em seu trabalho a real possibilidade em fazer com que o educando seja capaz de conduzir-se a uma formação integral, pois não são privados em desenvolver suas possibilidades físicas, intelectuais e culturais. No intuito de atender e formar o adolescente autor de atos infracionais, o educador deve ser um orientador e um motivador para a aprendizagem, deixando margens às atividades complementares da socioeducação, que devem incluir e ultrapassar a dimensão da educação geral e profissional.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educando
Professor
Socieducação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2474
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERFIL DO EDUCADOR NA SOCIEDUCAÇÃO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)300.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.