EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472
Tipo: Artigo
Título: A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): NEUMANN, Sofia
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio
STRIEDER, Dulce Maria
Abstract: O presente artigo apresenta uma análise da concepção de ciência de professores dos anos iniciais. A pesquisa de viés qualitativo teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas, aplicado a onze professores que atuam nos anos iniciais, em uma escola municipal de Santa Helena-PR. O principal objetivo era o de compreender a visão de ciência destes profissionais e como estes percebem a ciência em relação ao desenvolvimento da sociedade. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada na temática. Os resultados indicam que há uma ampla consciência sobre os prejuízos provocados pelo uso descontrolado dos recursos naturais e que os professores participantes conhecem os conceitos de sustentabilidade. Entretanto, a concepção de ciência está muito próxima de uma visão positivista, denotando a necessidade de formação continuada acerca de questões que problematizem a natureza da produção do conhecimento científico.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Anos Iniciais
Concepção de Ciência
Formação docente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2472
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)260.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.