EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2460
Tipo: Artigo de Evento
Título: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
Autor(es): TAVARES, Fernanda de Oliveira
PINTO, Laura Adriane de Moraes
MEIRA, Ana Paula
HONORIO, Jacqueline Ferandin
BERTO, Paulo Odone Reginato
CANCIAM, César Augusto
Abstract: O descarte inadequado de resíduos, causa a contaminação dos solos e dos corpos hídricos (superficiais e subterrâneos), gerando grandes impactos econômicos, sociais e ambientais, assim, técnicas de recuperação de águas tem se tornando comum nos dias atuais. Deste modo, este trabalho teve por objetivo avaliar o aproveitamento de resíduos de cascas de coco e da banana como biossorventes na remoção do chumbo. Além disso, a influência do tempo de contato no processo de remoção foi avaliada. Como resultado, ambos adsorventes mostraram grande potencial para a remoção de chumbo, podendo ser verificado através do elevado percentual de remoção obtido, sendo estes de 83,3 para a casca de coco e de 80,5 para a casca de banana. O tempo de contato requerido para que o equilíbrio fosse atingido foi de 60 e de 180 minutos para o coco e a banana, respectivamente. De acordo com os estudos cinéticos, ambos biossorventes testados seguem cinética de reação de pseudo-segunda ordem.
Palavras-chave: Biossorção
Casca de coco
Casca de banana
Chumbo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2460
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)403.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.