EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2458
Tipo: Artigo de Evento
Título: SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Autor(es): PEREIRA, Leara Barcelos
FERREIRA, Cristiano Corrêa
MENDES, Douglas Ramos
PAZ, Pâmela de Almeida
BAUMHARDT, Ulisses Benedetti
FONTES, Juliana de Abreu
Abstract: Este trabalho mostra o diagnóstico de um questionário que foi aplicado durante a realização de oficinas que ensinam a utilizar e representar objetos tridimensionais através da digitalização a laser por scanner 3D. O equipamento pertence ao Núcleo de Desenho Técnico da Universidade Federal do Pampa, Campus- Bagé/RS e, atualmente, seu uso está bem direcionado ao atendimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão entre os acadêmicos do Campus e de outras instituições. Ao todo nesta atividade foram realizadas cinco oficinas sendo três delas na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e as outras duas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no total as oficinas contaram com 61 participantes. Nestas oficinas foram aplicados os principais conceitos do scanner 3D. Foi utilizado o scanner 3D da Creaform categoria HandyScan modelo UniScan. Ao final das atividades, foram distribuídos questionários aos participantes do evento, contendo perguntas objetivas relativas ao conhecimento que eles tinham sobre o referido equipamento, sua experiência quanto à utilização específica do scanner 3D e de seus componentes, bem como, o grau de aproveitamento e compreensão quanto ao curso que realizaram, por fim, questionou-se sobre o grau e a área de formação profissional. Após, foi realizada uma análise das respostas contidas nos questionários, e elaborados gráficos que apresentam, em termos percentuais, os resultados da avaliação.
Palavras-chave: Oficina
Representação gráfica
Scanner 3D
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2458
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCANNER 3D COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)297.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.